Opinião

O que era para ser festa do MDB acabou em discussão

José Mauro Batista


Foto Divulgação/Diretório se reuniu na noite de sexta-feira para definir a pré-candidatura de João Kaus (na foto, em pé) a deputado, mas encontro terminou em bate-boca

Mágoas e ressentimentos entre emedebistas de Santa Maria acabaram prevalecendo sobre o que deveria ser uma festa, na noite de sexta-feira, quando o diretório se reuniu para definir a candidatura do vereador João Kaus a deputado estadual. Com metade do diretório, no final do encontro o ex-vereador e ex-secretário de Obras e Infraestrutura do governo Schirmer Tubias Calil decidiu cobrar a presidente Magali Marques da Rocha por não ter colocado em votação outro tema: o desembarque do MDB do governo do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

Quatro são apontados em relatório por irregularidades em maquinário da prefeitura

Além dos resquícios da campanha para prefeito, em que Pozzobom bateu muito em Schirmer e na administração dele, há outro ressentimento mais recente, que é o fato de Tubias ter sido responsabilizado pela sindicância da prefeitura para investigar o sucateamento do parque de máquinas do município. Tubias não aceitou sua responsabilização pelo governo tucano e quer que o partido deixe o Executivo. Outro ex-secretário de Schirmer, Antônio Carlos Lemos, também apoia a saída. Ao final, Tubias partiu para cima de Magali e os dois bateram boca de forma ríspida durante alguns minutos.

CPI do Parque de Máquinas aponta omissão, mas não dá nome a responsáveis

- O assunto não era tema da reunião, que foi convocada para definir a candidatura do Kaus. Como eu iria colocar em votação a saída do governo se não estava lá o pessoal da secretária Marta (Marta Zanela, secretária de Cultura, Esporte e Lazer)? - contou Magali à coluna.

A dirigente emedebista disse ainda que, na reunião do partido com Pozzobom, não foi pedido nenhum cargo. Quanto à candidatura de Kaus, ela vai passar pelo crivo do diretório estadual na convenção do partido.

Por três votos, Magali é a nova presidente do PMDB municipal 

É, mágoa é o que não falta no MDB. Aliás, esse racha no partido também é resquício da convenção de agosto do ano passado, quando Magali derrotou Valmor Franciscatto por apenas três votos. Ele era o candidato apoiado pelo grupo de Schirmer.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores estuda implantar votação eletrônica Anterior

Câmara de Vereadores estuda implantar votação eletrônica

Em visita a Santa Maria, Osmar Terra diz que Hospital Regional atenderá internações só em junho Próximo

Em visita a Santa Maria, Osmar Terra diz que Hospital Regional atenderá internações só em junho

Política